16 de julho de 2012

Padre Francisco Xavier Gomes de Oliveira


Num dia de confidências (do bispo com os sacerdotes e leigos), na ordenação sacerdotal do Xavier, Nuno, António e Feliciano, D Jorge Ortiga, citando o professor Marcelo Rebelo de Sousa, pediu que "Deus não fosse colocado entre parêntesis, e retirado só quando precisamos dele".
O grande desafio da Igreja atual, se queremos combater a ditadura do relativismo, o cansaço da fé e a menoridade da mesma, deve levar-nosa olhar para o interior da Igreja, e não só para quem nunca teve fé. "Com honestidade: somos homens e mulheres de fé, ou reduzimo-la a um simples presságio (adereço) tradicional?".
Aos nnovos sacerdotes, disse: "a igreja conta coma vossa audácia, irreverência, coragem e fé, paramostrar ao mundo que queremos ser diferentes", sendo o "esplendor do simples" o kit da evangelização. A educação para a pobreza, simplicidade, para a qual contribuiram as vossas famílias, comunidades paroquiais, formadores e tantos outros, ajudar-vos-á a ser livres e felizes.


Parabéns, Padre Xavier (de modo especial), extensivos ao Nuno, António e Feliciano, 4 novos sacerdotes da Diocese de Braga.
DIA DE ALEGRIA!