15 de fevereiro de 2011

Dignificar o Presbitério

Estamos a pensar "remodelar" o espaço do Presbitério.

Segundo a Instrução Geral do Missal Romano (IGMR), no seu nº 295: "Presbitério é o lugar onde sobressai o altar, donde se proclama a palavra de Deus e onde o sacerdote, o diácono e os outros ministros exercem as suas funções. Deve distinguir-se oportunamente da nave da igreja, ou por uma certa elevação, ou pela sua estrutura e ornamento especial. Deve ser suficientemente espaçoso para que a celebração da Eucaristia se desenrole comodamente e possa ser vista."
(Fig.: 1 - O Presbitério distingue-se, até pela divisão que as colunas fazem da Assembleia)

Estamos a pensar remodelar não por simples mania, nem porque nos sobre o dinheiro. Apenas porque tem algumas "deficiências", que, não se podendo eliminar, podemos tentar melhorar. Claro que, antes de fazermos qualquer coisa, vamos ouvir os nossos Superiores: a Diocese de Braga, que, possivelemnte por meio da Comissão de Arte Sacra, deixará ou não.

Aponto alguns aspectos que julgo podem ser melhorados:
No Presbitério, há elementos que são essenciais: o Sacrário (pode ou não estar lá, poderia estar numa Capela à parte); o altar, o ambão, e a cadeira do celebrante. O resto que esteja lá, é dispensável. Vejamos a nossa Igreja Paroquial.

O Sacrário: está lá, até tem aquela espécie de capela, mas de certos pontos fica a perder porque o Ambão tapa-o.

O Altar: "o altar é o centro da acção de graças celebrada na Eucaristia." (IGMR, 296). Sobre o nosso altar não tenho muito que dizer: é fixo, feito de materiais nobres, e do mesmo material que o ambão, relçando, assim, as duas mesas na Eucaristia: a da Palavra e a do Pão, centrado com a Igreja, visível à Assembleia... (cfr Fig..1)

O Ambão: o ambão tem dignidade, mas como já disse, prejudica um pouco a visão do Sacrário. Além disso, está "esbarrado" numa coluna, impedindo quem o utiliza (leitores e celebrante), de ver uma parte da Assembleia.

 O Ambão, é um dos elementos que merecia ser estudado, e repensado o seu lugar no Presbitério. A nossa sugestão é que avance um pouco mais em relação à posição que ocupa actualmente. Para isso estamos a receber sugestões, e também a conversar com alguns sacerdotes que nos possam dar ideias. Estamos em experências...

A Cadeira do Celebrante"A cadeira do sacerdote celebrante deve significar a sua função de presidente da assembleia e guia da oração. Por isso, o lugar mais indicado é ao fundo do presbitério, de frente para o povo, a não ser que a arquitectura da igreja ou outras circunstâncias o não permitam: por exemplo, se devido a uma distância excessiva se tornar difícil a comunicação entre o sacerdote e a assembleia reunida, ou se o sacrário estiver situado ao centro, atrás do altar. Deve, porém, evitar-se todo o aspecto de trono (IGMR 310)."

Como sabem, assim me disseram, no projecto inicial, a Cadeira ficaria atrás do Altar. Depois, por uma questão de proximidade passou para onde está hoje. Contudo, ao ser colocada neste lugar, o Celebrante deixou de ver uma parte da Assembleia, porque a Imagem do Sagrado Coração de Maria está no Presbitério...

Sendo a Cadeira, juntamente com o Altar e o Ambão, um dos elementos essenciais no Presbitério, o elemento que poderia sair dali é a Imagem do Sagrado Coração de Maria.
É essa a outra modificação que estamos a estudar. Deram-nos várias sugestões.

1) que a imagem fosse colocada na coluna, numa base, ao lado da coluna de som. Na montagem fotográfica tento mostrar como ficaria.
Esta solução não me desagrada, mas é só uma opinião pessoal. Contudo, convém lembrar que a imagem é do meu tamanho..., e tenho medo que, ao adaptar agora uma base à coluna, a segurança não seja a melhor. Além disso, na mesma coluna, está o som, que foi colocado por quem sabe. Será que "cabem" as duas coisas lá? E se tivermos de mudar o som, será que ficaremos com igual ou melhor qualidade de som?
2) que a imagem fosse colocada no patamar de cima, com a mesma base que tem hoje, ou algo parecido, mas que não ficasse simplesmente poisada no chão.

3) que a imagem fosse colocada, incrustada/cravada no patamar superior, ficando com algum relevo/saliente, em relação ao revestimento de madeira, que tem o mesmo patamar. É assim que está a Imagem do Sagrado Coração de Jesus.

4) Outra sugestão, que me deu um companheiro sacerdote, foi que colocássemos a imagem no patamar superior junto a uma das paredes e, nos momentos em que a Imagem possa ser procurada para algum tipo de consagração especial: Matrimónios, Festas da 1ª Comunhão e Profissão de Fé, oração no Mês de Maio, nessas alturas descíamos só a imagem, e ficava, provisoriamente, onde se encontra agora. A montagem não está lá muito esclarecedora....

Outro assunto, é a colocação da Imagem do nosso Padroeiro na Igreja Nova. É uma imagem bonita, que está em razoavel estado de conservação (apesar de já ter sido pintada, e com cores que não eram as originais) e poderia ser colocada na igreja nova. Sobre esta imagem, a sugestão que temos é de colocá-la naquela parede lateral quem entra do lado esquerdo.

Estas são as sugestões para algumas modificações. Como disse, nada disto se vai fazer sem autorização superior da Diocese de Braga, e depois de bem medidos os custos. Entretanto...

ACEITAMOS SUGESTÕES!

Sem comentários:

Enviar um comentário