29 de abril de 2010

Cerzedelo - 2º torneiro de chincalhão

Finalidade: angariação de fundos para o Salão Paroquial
Data: 15 de Maio de 2010
Local: Terrenos junto à Capela de São Bartolomeu (cedidos pelo Sr Crispim Abreu)
Prémios:
1º - 2 meias libras (oferecidas)
2º - 2 presuntos (oferecidos)
3º - 2 frangos (oferecidos)
4º - 2 coelhos (oferecidos)
5º - 2 garrafas de vinho do porto (oferecidas)
6º - 2 garrafas de vinho do porto (oferecidas)

Tasquinha: no local haverá uma tasquinha com bons petiscos.
APAREÇA

16 de abril de 2010

Cerzedelo - 1º cortejo paroquial (parte de cima)

No próximo domingo, dia 18, realiza-se o 1ª cortejo da Paróquia de Cerzedelo, a realizar pela parte de cima da mesma.
Apareçam! Junto da Capela do Senhor do Calvário, pelas 14h30.
Esperemos que São Pedro nos ajude com o tempo, fazendo assim merecer o esforço de quem se mobilizou para esta iniciativa.

15 de abril de 2010

Capela do Senhor do Padrão

"Em resposta ao 9º quesito do Interrogatório histórico-geográfico enviado aos párocos do concelho de Guimarães, em 1842, o abade de Gandarela respondeu assim: 'há uma Capela do Senhor do Padrão, e esta não está benta para nela se dizer missa, porque em outro tempo estava um crucifixo todo de pedra ao tempo, e um homem freguês desta freguesia, achando-se enfermo fez voto se o Senhor o livrasse daquela enfermidade, o havia de cobrir, e assim o fez. Tem boa parede, telhado todo assentado em cal, boas partes oleadas, forrada de alvada, e o crucifixo decente como pede, e ainda há passados dois anos qe se reformou, mas não tem altar, e ainda são algumas pessoas vivas que s elembram de se fazer a capela'.
No 15º quesito, por seu turno, acrescenta que havia uma romaria nessa Capela, na primeira oitava do Natal, com pouco concurso de gente" (Lameiras, Alberto, citado por Hilário da Silva Oliveira, Capelas, Cruzeiros e clamores no Arciprestado de Guimarães e Vizela, Ed. Diário do Minho, Guimarães 2004, pág. 179).

Gandarela

Gandarela, confronta pelo nascente com a freguesia de Santa Eulália de Nespereira, do sul com parte da freguesia de São Martinho do Conde e São Paio de Moreira de Cónegos, ficando no meio o Monte do Calvário, e o regato que divide a Paróquia do Divino Salvador de Gandarela da de Moreira de Cónegos. Do poente limita com Santa Maria de Guardizela, ficando no meio o monte de São Domingos, do Norte com a freguesia de Santa Cristina de Cerzedelo.
Estende-se "até ao sítio chamado Carvalho, que fica na parte norte, até ao lugar da Casa Nova, que fica na parte sul... e o lugar do Monte, que fica na parte nascente, até ao lugar de Passamião que fica na parte poente".

Até 1834, na divisão civil, Gandarela pertencia ao concelho de Barcelos, sendo então integrada no de Guimarães. Na divisão eclesiática, sempre pertenceu a Braga.
Apesar de se desconhecer o início da freguesia, pelo século XI surgem docuemntos com referência à sua igreja ao lado de São Cristóvão de Selho: "ad presuria et ad populandum terram per jussione domini Adefonsi principis (999-1027) et in ipsa presuri edificaverunt ibidem eclesia Sancti Christofori in ripa Selio et alia ecclesia vocabulo Sanctis Salvatoris quae est fundata in villa Gandarella", lê-se na Vimaranis Monumenta Historica.