15 de abril de 2010

Gandarela

Gandarela, confronta pelo nascente com a freguesia de Santa Eulália de Nespereira, do sul com parte da freguesia de São Martinho do Conde e São Paio de Moreira de Cónegos, ficando no meio o Monte do Calvário, e o regato que divide a Paróquia do Divino Salvador de Gandarela da de Moreira de Cónegos. Do poente limita com Santa Maria de Guardizela, ficando no meio o monte de São Domingos, do Norte com a freguesia de Santa Cristina de Cerzedelo.
Estende-se "até ao sítio chamado Carvalho, que fica na parte norte, até ao lugar da Casa Nova, que fica na parte sul... e o lugar do Monte, que fica na parte nascente, até ao lugar de Passamião que fica na parte poente".

Até 1834, na divisão civil, Gandarela pertencia ao concelho de Barcelos, sendo então integrada no de Guimarães. Na divisão eclesiática, sempre pertenceu a Braga.
Apesar de se desconhecer o início da freguesia, pelo século XI surgem docuemntos com referência à sua igreja ao lado de São Cristóvão de Selho: "ad presuria et ad populandum terram per jussione domini Adefonsi principis (999-1027) et in ipsa presuri edificaverunt ibidem eclesia Sancti Christofori in ripa Selio et alia ecclesia vocabulo Sanctis Salvatoris quae est fundata in villa Gandarella", lê-se na Vimaranis Monumenta Historica.

Sem comentários:

Enviar um comentário