15 de abril de 2010

Capela do Senhor do Padrão

"Em resposta ao 9º quesito do Interrogatório histórico-geográfico enviado aos párocos do concelho de Guimarães, em 1842, o abade de Gandarela respondeu assim: 'há uma Capela do Senhor do Padrão, e esta não está benta para nela se dizer missa, porque em outro tempo estava um crucifixo todo de pedra ao tempo, e um homem freguês desta freguesia, achando-se enfermo fez voto se o Senhor o livrasse daquela enfermidade, o havia de cobrir, e assim o fez. Tem boa parede, telhado todo assentado em cal, boas partes oleadas, forrada de alvada, e o crucifixo decente como pede, e ainda há passados dois anos qe se reformou, mas não tem altar, e ainda são algumas pessoas vivas que s elembram de se fazer a capela'.
No 15º quesito, por seu turno, acrescenta que havia uma romaria nessa Capela, na primeira oitava do Natal, com pouco concurso de gente" (Lameiras, Alberto, citado por Hilário da Silva Oliveira, Capelas, Cruzeiros e clamores no Arciprestado de Guimarães e Vizela, Ed. Diário do Minho, Guimarães 2004, pág. 179).

1 comentário:

  1. Grande Festa, grande freguesia, grande povo e grande Comissão de Festas do Senhor do Padrão 2010. Obrigado a todos pela noite fantástica! Ofir Show

    ResponderEliminar